Publicidade

Quando ensinar-lhe a usar os talheres?

A M.A. está numa fase em que insiste em comer sózinha, quer ser ela a segurar nos talheres e recusa-se a comer se não for assim. Já consegue levar a comida à boca mas ao fim de algumas garfadas ou colheradas cansa-se e então já aceita que seja a mãe ou o pai a darem o resto da comidinha.

 

Questão: Mas a que idade é que estão preparados para começar a usar os talheres?

Resposta: A partir dos 12 meses podemos dar-lhes uma colher de plástico para que se vão acostumando a tê-la na mão e, para que faça as suas primeiras tentativas de comer sózinho. No entanto, ainda será muito pequeno para o conseguir. Varia de criança para criança (como quase tudo), mas por volta dos dois anos deverá ser capaz de colocar e levar à boca pequenas quantidades de comida na colher ou garfo.

 

No princípio demos à M.A. uma colher apenas para ela ter na mão enquanto lhe dava a sopa, depois ela foi tentanto levar a colher vazia à boca. só mais tarde é que começou a conseguir segurar na colher com comida e levá-la à boca sózinha. Mas ainda temos de ser nós a colocar a comidinha no talher.

 

Como ajudá-los?                                                       

Comprar talheres próprios para crianças (são mais fáceis de agarrar, o garfo não pica e têm formas divertidas e coloridas).

Prepare a comida , a criança, a cozinha e tudo mais. Prepare-se para as nódoas!

Nas primeiras tentivas não vai conseguir levar nada à boca, mas com paciência e tempo, vai aprendendo.
O importante é não desistir e que vá adquirindo destreza nas suas pequeninas mãos.

Publicidade

Related Posts

Leave A Comment