Publicidade

Ir ao supermercado com crianças

Quando temos de ir ao supermercado e não temos com quem deixar as crianças, isso é um problema?? Claro que não. Ficam aqui alguns conselhos para que ir ás compras com os nossos filhos não seja uma missão impossível.

LEGO Supermarket

É verdade que algumas crianças adoram ir às compras com os pais, mas por esta mesma razão devemos também estar atentos, pois podem subressaltar-se e entusiasmar-se demasiado ao verem-se rodeados de tantas cores e ruídos que se portam mal. Outros são incapazes de tolerar tanta actividade e demonstram-no com o seu comportamento, o que no melhor dos casos obriga os pais a abandonar rápidamente o estabelecimento sem terminar as compras. Se por outro lado, a criança se comporta lindamente podemos tirar proveito da visita para aprender algo.  Seja qual for o comportamento do seu filho o melhor é não a apanhar desprevenida!

Estar preparada

Levar uma lista preparada em casa para que as compras sejam rápidas e organizadas. Desta forma evitamos andar para trás e para a frente à procura dos artigos de que nos vamos lembrando.

Escolher o momento adequado

Nem sempre temos opção, mas se possível escolher uma hora do dia em que a criança esteja bem, sem sono, sem fome… e evitar também as horas de maior afluência.

Estabelecer limites

Deixar claro antes de chegar ao destino de compras o que é que a criança pode ou não fazer. Certifique-se que percebe as regras: “Não te afastes de nós”, ” Não tires coisas das prateleiras”, “Não podes sair do carrinho”, etc…

Era bom que fosse assim tão simples. É claro que a criança com tanto movimento, cor e estímulo à sua volta e curiosas como são, irá mexer em alguma coisa. Fale com ela, relembre-lhe as regras. Se ela pedir algo de que gostou, proponha colocar na lista de desejos do seu aniversário.

Dar-lhe tarefas

É mais divertido se a deixar participar no processo. Dar-lhe a escolher “Preferes esparguete ou fusili?”, mostrar-lhe os diversos peixes na Peixaria, perguntar-lhe os nomes das frutas e legumes. Aproveite o momento para alguma aprendizagem.

Pode também ser útil levar para as compras algum livro ou jogo que a mantenha entretida. O uso de um porta bebés ou sling para as crianças mais pequenas é uma excelente opção, pois permite ter as duas mãos livres e a criança sempre por perto.

Se ainda assim acha que será uma  tarefa impossível, porque não aproveitar a sesta do seu filho e fazer as compras online? É mais rápido, simples e cómodo.

Boas compras!

Publicidade

Related Posts

One Comment

  1. Ana
    February 11, 2011 at 6:11 pm - Reply

    Adorei o post! Bjinhos!

Leave A Comment